ENSINO DE HUMANIDADES A PARTIR DO PROJETO PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA ACADÊMICA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO NORTE DO BRASIL

Autores

  • Cleidson de Jesus Rocha
  • José Mauro Souza Uchôa
  • Maria Aldecy Rodrigues de Lima

Resumo

Este artigo aborda a experiência realizada no âmbito de um projeto de extensão desenvolvido no Campus Floresta da Universidade Federal do Acre, intitulado “Prática de Leitura e Escrita Acadêmica – PLEA-Ufac”. O objetivo deste trabalho é demonstrar que a prática de leitura e escrita acadêmica, treinadas com recursos técnicos adequados, no caso, dois tipos de fichamento específicos – fichamento expresso e fichamento detalhado – pode gerar resultados satisfatórios aos alunos envolvidos. O PLEA constitui-se como um curso livre, com explícito caráter experimental, que visa instrumentalizar os alunos de graduação e de pós-graduação em técnicas de leitura e escrita acadêmica. O curso cumpriu a meta de instrumentalizar os alunos no registro sistemático das unidades temáticas por meio do fichamento expresso e da apreensão das funções ilocutórias, por meio do fichamento detalhado, habilitando os alunos a alcançarem a posição de intérprete do texto, avançando da projeção precipitada de certos preconceitos para uma visão da estrutura ilocutória efetivamente em vigor nos textos. 

Biografia do Autor

Cleidson de Jesus Rocha

Universidade Federal do Acre.

José Mauro Souza Uchôa

Universidade Federal do Acre.

Maria Aldecy Rodrigues de Lima

Universidade Federal do Acre.

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Publicado

2024-10-09

Edição

Seção

CONIEN