ENSINO DE HUMANIDADES A PARTIR DO PROJETO PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA ACADÊMICA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO NORTE DO BRASIL
Resumen
Este artigo aborda a experiência realizada no âmbito de um projeto de extensão desenvolvido no Campus Floresta da Universidade Federal do Acre, intitulado “Prática de Leitura e Escrita Acadêmica – PLEA-Ufac”. O objetivo deste trabalho é demonstrar que a prática de leitura e escrita acadêmica, treinadas com recursos técnicos adequados, no caso, dois tipos de fichamento específicos – fichamento expresso e fichamento detalhado – pode gerar resultados satisfatórios aos alunos envolvidos. O PLEA constitui-se como um curso livre, com explícito caráter experimental, que visa instrumentalizar os alunos de graduação e de pós-graduação em técnicas de leitura e escrita acadêmica. O curso cumpriu a meta de instrumentalizar os alunos no registro sistemático das unidades temáticas por meio do fichamento expresso e da apreensão das funções ilocutórias, por meio do fichamento detalhado, habilitando os alunos a alcançarem a posição de intérprete do texto, avançando da projeção precipitada de certos preconceitos para uma visão da estrutura ilocutória efetivamente em vigor nos textos.