OS PROTOCOLOS DO PICCE SOB A LUZ DA BNCC DO BRASIL

Autores

  • Karoline Bonardo Farias
  • Emerson Joucoski
  • Joana Letícia Alves
  • Rodrigo Arantes Reis

Resumo

No ambiente escolar encontramos distintas formas de construir um planejamento significativo que perpassa não apenas a teoria, mas que nele encontre o suporte necessário para uma prática produtiva subsidiando o ser humano envolvido no processo de ensino aprendizagem a encontrar seu sentido de pertencimento ao meio natural a uma sociedade ativa, a uma cultura, tríplice realidade, para um desenvolvimento humano. Para tal o aluno precisa sentir-se parte do processo educativo, algo com significado perante sua comunidade local e global. Para isso, a re-significação dos projetos educacionais e a articulação com vivências para um conhecimento científico produtivo e mudanças de postura, os protocolos de Ciência Cidadã têm se tornado forte aliado. Apresentamos um estudo cujo objetivo principal é ampliar a compreensão e o engajamento do público em processos científicos, compartilhando potencialidades de aprendizagens vinculadas à Ciência Cidadã. Foram usados como referência os protocolos do Programa Interinstitucional de Ciência Cidadã nas Escolas (PICCE), do estado do Paraná, para refletirem sobre as suas potencialidades e identificar as aprendizagens envolvidas pela construção da proposta. A partir deles, foi realizada uma revisão de literatura que mostrasse as competências e habilidades necessárias para alcançar o objetivo do trabalho relacionado à Base Nacional Comum Curricular do Brasil para efetiva implementação e construção do conhecimento. Espera-se que com este compilado teórico, a implementação e ampliação da Cidadã possam ser exploradas nas escolas de Educação Básica.

Biografia do Autor

Karoline Bonardo Farias

Programa de Pós-Graduação em Ciências e em Matemática, Universidade Federal do Paraná. UFPR.

Emerson Joucoski

Programa de Pós-Graduação em Ciências e em Matemática, Universidade Federal do Paraná. UFPR.

Joana Letícia Alves

Programa de Pós-Graduação em Ciências e em Matemática, Universidade Federal do Paraná. UFPR.

Rodrigo Arantes Reis

Programa de Pós-Graduação em Ciências e em Matemática, Universidade Federal do Paraná. UFPR.

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Publicado

2024-10-09

Edição

Seção

CONIEN