A TEORIA DA CAUSALIDADE E AS RELAÇÕES COM A MOTIVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA NO CURSO DE FORMAÇÃO DOCENTE DE MATEMÁTICA

Autores

  • Anália Maria Dias de Góis Picelli Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Isabel Cristina de Castro Kondarzewski Universidade Estadual Paulista
  • Nelson Antônio Pirola Universidade Estadual Paulista

Resumo

Este trabalho apresenta um recorte da pesquisa do doutoramento que buscou analisar as relações entre autonomia e motivação no contexto da formação inicial docente de Matemática. O cenário da pesquisa foi constituído em uma instituição pública tendo como referência as narrativas de estudantes concluintes do curso. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa que priorizou a análise das experiências, emoções e sentimentos dos envolvidos. Para construção das narrativas utilizamos um roteiro com questões semiestruturadas para auxiliar na condução da pesquisa. Contudo, neste recorte relacionamos a análise não somente as relações da autonomia e motivação, mas também as relações com a Teoria da Causalidade. Das categorias constituídas, destacamos a experiência profissional e a licenciatura de Matemática. Notadamente, as experiências, dos participantes, com o programa Residência Pedagógica, o Estágio e o professor foram elementos que interferiram nas relações de autonomia e motivação, assim como nas relações de sucesso e fracasso, no período analisado.

Biografia do Autor

Anália Maria Dias de Góis Picelli, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Doutora em Educação para a Ciência. Professora Adjunta da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus Jacarezinho. Docente do curso de licenciatura em Matemática.

Isabel Cristina de Castro Kondarzewski, Universidade Estadual Paulista

Doutora em Educação para a Ciência. Professora Assistente da Universidade Estadual Paulista “Júlio, de Mesquita Filho” (UNESP), campus Guaratinguetá. Docente no curso de Física. Docente no Programa de Pós-Graduação Educação para a Ciência.

Nelson Antônio Pirola, Universidade Estadual Paulista

Doutor em Educação (área de concentração Educação Matemática). Professor Associado do Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista “Júlio, de Mesquita Filho” (UNESP), campus Bauru. Docente no Programa de Pós-Graduação Educação para a Ciência e no Programa de Mestrado Profissional em Docência para Educação Básica da UNESP.

Downloads

Publicado

2024-10-09

Edição

Seção

CONIEN