A TEORIA DA CAUSALIDADE E AS RELAÇÕES COM A MOTIVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA NO CURSO DE FORMAÇÃO DOCENTE DE MATEMÁTICA
Abstract
Este trabalho apresenta um recorte da pesquisa do doutoramento que buscou analisar as relações entre autonomia e motivação no contexto da formação inicial docente de Matemática. O cenário da pesquisa foi constituído em uma instituição pública tendo como referência as narrativas de estudantes concluintes do curso. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa que priorizou a análise das experiências, emoções e sentimentos dos envolvidos. Para construção das narrativas utilizamos um roteiro com questões semiestruturadas para auxiliar na condução da pesquisa. Contudo, neste recorte relacionamos a análise não somente as relações da autonomia e motivação, mas também as relações com a Teoria da Causalidade. Das categorias constituídas, destacamos a experiência profissional e a licenciatura de Matemática. Notadamente, as experiências, dos participantes, com o programa Residência Pedagógica, o Estágio e o professor foram elementos que interferiram nas relações de autonomia e motivação, assim como nas relações de sucesso e fracasso, no período analisado.