A PRODUÇÃO DOS DOUTORADOS PROFISSIONAIS DA ÁREA DE ENSINO NO BRASIL: ESTADO DA ARTE A PARTIR DE PRODUTOS EDUCACIONAIS

Autores

Resumo

Os programas de pós-graduação na área de Ensino podem dar indicativos importantes dos principais desafios atuais no cenário educacional brasileiro, bem como revelar rumos que poderão ser trilhados a partir desse marco. Nesse âmbito, os cursos de doutorado na modalidade profissional, começam a comunicar seus primeiros frutos com o diferencial de contarem com produtos ou processos educacionais inspirados e permeados pelas pesquisas dos doutorandos. Portanto, objetivou-se identificar tendências a respeito de temas e estratégias de superação dos desafios no âmbito do ensino, a partir da análise dos produtos educacionais gerados e publicados até então, o que configura esse estudo como um Estado da Arte. Foram registrados 21 produtos, publicados entre 2022 e 2023, com abrangência em diferentes áreas de concentração e públicos-alvo. A análise da forma, do conteúdo e da metodologia dos produtos revelou uma tendência à produção de materiais instrucionais, majoritariamente destinados a educadores e com foco em discussões sobre temáticas de relevância social, como mulheres na ciência, apagamento de saberes e desinformação.

Biografia do Autor

Maria Tamires Vasconcelos Oliveira

Doutoranda em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Francisco Robson Carvalho de Oliveira

Doutorando em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Cidoval Morais de Sousa

Doutor em Geociências pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e professor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Márcia Adelino da Silva Dias

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e professora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Downloads

Publicado

2024-10-09

Edição

Seção

CONIEN