A PRODUÇÃO DOS DOUTORADOS PROFISSIONAIS DA ÁREA DE ENSINO NO BRASIL: ESTADO DA ARTE A PARTIR DE PRODUTOS EDUCACIONAIS
Resumo
Os programas de pós-graduação na área de Ensino podem dar indicativos importantes dos principais desafios atuais no cenário educacional brasileiro, bem como revelar rumos que poderão ser trilhados a partir desse marco. Nesse âmbito, os cursos de doutorado na modalidade profissional, começam a comunicar seus primeiros frutos com o diferencial de contarem com produtos ou processos educacionais inspirados e permeados pelas pesquisas dos doutorandos. Portanto, objetivou-se identificar tendências a respeito de temas e estratégias de superação dos desafios no âmbito do ensino, a partir da análise dos produtos educacionais gerados e publicados até então, o que configura esse estudo como um Estado da Arte. Foram registrados 21 produtos, publicados entre 2022 e 2023, com abrangência em diferentes áreas de concentração e públicos-alvo. A análise da forma, do conteúdo e da metodologia dos produtos revelou uma tendência à produção de materiais instrucionais, majoritariamente destinados a educadores e com foco em discussões sobre temáticas de relevância social, como mulheres na ciência, apagamento de saberes e desinformação.