PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM MATEMÁTICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DE TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS

Autores

  • Renato Fundão Vieira Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Cássia Valênia Gonçalves Vieira

Resumo

Este artigo é o resultado de um levantamento de trabalhos acadêmicos que abordam a relação entre Narrativas e Práticas Pedagógicas em Matemática durante o Estágio Supervisionado. A metodologia adotada foi qualitativa e baseada em um Mapeamento Sistemático, seguindo procedimentos neste viés metodológico. A busca por teses e dissertações foi realizada nos catálogos CAPES e BDTD, resultando em um corpus de 10 trabalhos para análise. Os resultados revelaram uma diversidade de experiências ligadas a práticas em Matemática e desafios enfrentados pelos futuros professores durante o Estágio Supervisionado, desde mudanças nas crenças sobre a Matemática até a adoção de novas Práticas Pedagógicas. Destaca-se a conexão entre teoria e prática na formação docente, integrando conteúdos matemáticos e pedagógicos. A comunicação de ideias Matemáticas e o entendimento técnico foram fundamentais, assim como o engajamento social e a crítica ao ensino disciplinar isolado. Abordagens interdisciplinares foram destacadas e valorizadas no corpus analisado, assim como a capacidade de deslocar Práticas Pedagógicas para novos contextos.

Biografia do Autor

Renato Fundão Vieira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutor em Educação. Docente do Curso de Matemática da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Cássia Valênia Gonçalves Vieira

Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

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Publicado

2024-10-09

Edição

Seção

CONIEN