PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM MATEMÁTICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DE TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS
Abstract
Este artigo é o resultado de um levantamento de trabalhos acadêmicos que abordam a relação entre Narrativas e Práticas Pedagógicas em Matemática durante o Estágio Supervisionado. A metodologia adotada foi qualitativa e baseada em um Mapeamento Sistemático, seguindo procedimentos neste viés metodológico. A busca por teses e dissertações foi realizada nos catálogos CAPES e BDTD, resultando em um corpus de 10 trabalhos para análise. Os resultados revelaram uma diversidade de experiências ligadas a práticas em Matemática e desafios enfrentados pelos futuros professores durante o Estágio Supervisionado, desde mudanças nas crenças sobre a Matemática até a adoção de novas Práticas Pedagógicas. Destaca-se a conexão entre teoria e prática na formação docente, integrando conteúdos matemáticos e pedagógicos. A comunicação de ideias Matemáticas e o entendimento técnico foram fundamentais, assim como o engajamento social e a crítica ao ensino disciplinar isolado. Abordagens interdisciplinares foram destacadas e valorizadas no corpus analisado, assim como a capacidade de deslocar Práticas Pedagógicas para novos contextos.