NÍVEIS DE COMPREENSÃO SOBRE PROCESSOS DE RACIOCÍNIO MATEMÁTICO MANIFESTADOS POR PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL AO DISCUTIREM UMA TAREFA DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL

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Resumo

Entender os aspectos do Raciocínio Matemático (RM) e as formas de promovê-lo em sala de aula tem sido uma vertente defendida por diversos pesquisadores em Ensino de Matemática, bem como por documentos curriculares oficiais de vários países. Porém, nem sempre o entendimento sobre RM e seus processos são claros para os professores, pois muitas vezes não tiveram contato com o RM e seus processos na formação inicial. À vista disso, cursos de formação continuada se tornam necessários e contribuem para o conhecimento especializado dos docentes no sentido de criar oportunidades de aprendizagem sobre o RM para que possam apoiar o seu desenvolvimento nas aulas de matemática. Sendo assim, o presente artigo tem por objetivo analisar e categorizar dados oriundos de um curso de formação continuada que abordou os entendimentos essenciais de RM e seus processos, bem como discutir em que níveis esses entendimentos estão, de acordo com o quadro teórico que discute seis níveis de entendimentos para os processos de RM. Pautados numa investigação qualitativa, os dados analisados são áudios transcritos da discussão feita por duas professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental ao resolveram uma Tarefa de Aprendizagem Profissional. Os resultados obtidos indicam que as professoras participantes do curso de formação têm níveis de entendimento que vão do 0 ao 4 e que, evidenciando a pertinência do desenvolvimento de encontros formativos com o desenvolvimento de TAP que contribuam para ampliar o nível de compreensão das professoras.

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Publicado

2024-10-09

Edição

Seção

CONIEN