O ESTUDO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA A PARTIR DA PRODUÇÃO DE VÍDEOS CURTOS

Autores

Resumo

Vários são os problemas da população brasileira frente às suas finanças pessoais, situação que se agravou após a pandemia de COVID-19, a qual mudou o contexto econômico do Brasil e evidenciou ainda mais o descontrole financeiro da população. Nesse sentido, essa é uma temática que precisa estar em destaque no país, inclusive no contexto escolar, ainda mais após a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que trata esse como um dos seus temas transversais. Em conformidade com esses apontamentos, este artigo busca apresentar a proposta de um produto educacional em construção, o qual objetiva trabalhar a Educação Financeira com alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública do estado do Rio Grande do Sul, aliada a produção de vídeos curtos por parte dos alunos. Essa proposta está sendo desenvolvida tendo a Engenharia Didática como metodologia de pesquisa. Além disso, os temas presentes nesses materiais audiovisuais serão provenientes das demandas observadas pelos estudantes em seu cotidiano familiar e os mesmos serão abordados, em sala de aula, através de ferramentas que são de interesse e domínio dos alunos, tornando o processo de aprendizagem mais dinâmico e interessante.

Biografia do Autor

Paola do Prado, Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul

Professora de Matemática da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul e mestranda do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo/RS.

Luiz Henrique Ferraz Pereira, Universidade de Passo Fundo

Doutor em Educação pela PUC/RS e professor do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo/RS.

Downloads

Publicado

2024-10-09

Edição

Seção

CONIEN