ENSINO DE QUÍMICA E PERSPECTIVA CTS ASSOCIADA À AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA E À EXPERIMENTAÇÃO: TECENDO CAMINHOS POR MEIO DE UM ESTADO DA ARTE

Autores

  • Yasmin de Lima Santos
  • Nicole Pereira Martins de Lima
  • Rhuan Guimarães da Rocha
  • Isabella Guedes Martinez

Resumo

Esta pesquisa caracteriza-se como Estado da Arte e teve como objetivo encontrar trabalhos voltados à integração da abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) com a experimentação investigativa no ensino de Química no ensino médio, mas também trabalhos relacionados à Avaliação do Ciclo de Vida (ACV). Para isso, delimitamos um período de cinco anos, de 2018 a 2023, para então iniciarmos a busca destas pesquisas. Realizamos uma leitura diagonal de 167 trabalhos, encontrados nos repositórios dos seguintes eventos: Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ), Encontro do Centro-Oeste de Debates sobre o Ensino de Química (ECODEQ), Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) e, por fim, Sociedade Brasileira de Química (SBQ), além do Google Acadêmico. Por meio deste artigo, avançar no processo ensino-aprendizagem no que tange à integração da abordagem CTS com a experimentação investigativa e ciclo de vida no ensino de Química é uma possibilidade. Destacamos a importância do trabalho para que ocorram estratégias promissoras no âmbito educativo.

Biografia do Autor

Yasmin de Lima Santos

Bacharel em Química - Universidade Federal da Grande Dourados.

Nicole Pereira Martins de Lima

Licenciada em Química - Universidade Federal da Grande Dourados.

Rhuan Guimarães da Rocha

Licenciado em Química - Universidade Federal da Grande Dourados.

Isabella Guedes Martinez

Doutora em Ensino de Química. Professora adjunta da Universidade Federal da Grande Dourados.

Downloads

Publicado

2024-10-09

Edição

Seção

CONIEN