EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE: UMA JORNADA VÍDEO DOCUMENTADA À LUZ DA ABORDAGEM TEMÁTICA FREIREANA
Resumo
O artigo disserta sobre as contribuições da Abordagem Temática Freireana, para uma educação contextualizada e significativa, enfatizando reflexões, participação ativa e transformação social. Nessa perspectiva, organiza-se o currículo interdisciplinarmente, utilizando Temas Geradores (TG) como ponto de partida. Diante da necessidade da promoção de práticas que corroborem para o equilíbrio entre desenvolvimento econômico e preservação de recursos naturais, se faz fundamental a efetiva educação ambiental nos diversos âmbitos, e em especial nas escolas. Diante disso, apresentamos o “Documentário: Juntos por uma escola sustentável”[1], como ferramenta educacional que pode ser replicada na metodologia, por objetivar promover reflexões críticas, sensibilização e conscientização. O Produto Educacional (PE) expressou uma intervenção pedagógica realizada em uma escola pública com os TG: descarte incorreto de resíduos sólidos urbanos, desperdício de água, abandono e maus tratos de animais, e drogas. Os resultados indicaram um processo investigativo, engajador e participativo, que promoveu no contexto escolar, diversas ações educativas voltadas para a sustentabilidade. A intervenção pedagógica envolveu representantes sociais, desde políticos e empresários locais, até funcionários da limpeza da escola, de modo que a abordagem reconheceu e valorizou os saberes de todos os participantes, permitindo que ideias e experiências relacionadas às temáticas fossem compartilhadas. A interatividade fortaleceu os laços e gerou um senso de propriedade coletiva em relação às iniciativas sustentáveis. Ressaltamos as potencialidades da metodologia aplicada, expressa na ferramenta educacional do vídeo documentário e a importância de continuar explorando práticas educacionais inovadoras para enfrentar os desafios socioambientais.
[1] Link de acesso ao Produto Educacional: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564337.