A CONTRIBUIÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS PARA A FACILITAÇÃO DA APRENDIZAGEM E DO PLANEJAMENTO REVERSO COMO ORGANIZADOR DO ENSINO: UMA OFICINA VOLTADA PARA A PÓS-GRADUAÇÃO

Autores

  • Joyce Frade Alves do Amaral
  • Marcelo Diniz Monteiro de Barros

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de demonstrar uma oficina ministrada em um evento de pós-graduação realizada em uma instituição de pesquisa localizada no Rio de Janeiro/Brasil. O foco foi refletir acerca da prática de ensino como um todo e traçar estratégias de melhorias por meio das metodologias ativas, como também demonstrar os benefícios do planejamento reverso como organizador do ensino. O trabalho é caracterizado como estudo qualitativo e apresenta o desenvolvimento de uma oficina que seguiu algumas etapas, a saber: a. bainstorming e mapa mental, acerca da concepção sobre o conceito de professor reflexivo; b. debate e exposição sobre como se aprende sob a perspectiva da Teoria da Aprendizagem Significativa; c. Apresentação das metodologias ativas, em específico a Sala de aula invertida e Aprendizagem baseada em problemas; d. Conceituação de planejamento reverso e e. Atividade final que foi caracterizada com o desenvolvimento e apresentação de um planejamento reverso voltado para algum grupamento escolar utilizando uma metodologia ativa estudada na oficina. Como resultado, pode-se entender que os participantes avaliaram a oficina como muito relevante para suas formações. A média de avaliação foi 5, o que indica uma forte concordância com a relevância da oficina para o desenvolvimento profissional. Com isso pode-se dizer que o objetivo foi alcançado, pois se busca que os professores se tornem mais reflexivos quanto a sua prática em sala de aula, trazendo propostas metodológicas que possam impactar o processo de ensino, contribuindo para a otimização da aprendizagem.

Biografia do Autor

Joyce Frade Alves do Amaral

Fundação Oswaldo Cruz.

Marcelo Diniz Monteiro de Barros

Professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, da Universidade do Estado de Minas Gerais e da Fundação Oswaldo Cruz.

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Publicado

2024-10-09

Edição

Seção

CONIEN