SABERES DOCENTES E CONDICIONANTES DA AÇÃO DOCENTE COMO GUIAS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: EXPERIÊNCIAS DE UM SUBPROJETO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID)

Autores

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma proposta formativa desenvolvida com estudantes de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas de uma Universidade Pública do Estado do Paraná (Brasil), no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Com o objetivo de guiar a percepção dos estudantes sobre diferentes aspectos da prática docente, os referenciais utilizados para estruturar as ações da pesquisa abrangeram estudos do campo dos saberes docentes, assim como trabalhos que discutem as tarefas que os professores desenvolvem durante as aulas. Essas tarefas, conhecidas como condicionantes da ação docente, compreendem a gestão do conteúdo, a gestão da classe e a gestão da própria aprendizagem da docência. O subprojeto PIBID contou com o preenchimento de diários de campo, pelos licenciandos participantes, contendo reflexões sobre as experiências vivenciadas em aulas de Ciências e Biologia. Assim, em uma perspectiva qualitativa, esses diários foram tomados como instrumentos de coleta de dados, sendo que o corpus de análise foi constituído a partir da transcrição de setenta e quatro episódios de aula. A análise seguiu os pressupostos teórico-metodológicos do referencial da análise textual discursiva, consolidando quatro categorias interpretativas: 1) visão sobre a gestão de conteúdo, 2) visão sobre a gestão de classe, 3) visão sobre a gestão da aprendizagem da docência, e 4) percepção de saberes docentes mobilizados nas aulas. As análises mostraram que a participação no PIBID favoreceu a percepção dos licenciandos quanto ao papel dos saberes e dos condicionantes da ação docente em sua formação e na prática pedagógica.

Biografia do Autor

Lindalva Pereira, Universidade Estadual do Norte do Paraná, UENP, Brasil

Doutora em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Docente do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

Lucken Bueno Lucas, Universidade Estadual do Norte do Paraná – Campus de Cornélio Procópio – CCHE/PPGEN

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Bolsista de Produtividade do CNPq.

Rodrigo de Souza Poletto, Universidade Estadual do Norte do Paraná, UENP, Brasil.

Doutor em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

Daniel Trevisan Sanzovo, Universidade Estadual do Norte do Paraná, UENP, Brasil

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

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Publicado

2024-10-09

Edição

Seção

CONIEN