SABERES DOCENTES E CONDICIONANTES DA AÇÃO DOCENTE COMO GUIAS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: EXPERIÊNCIAS DE UM SUBPROJETO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID)
Resumen
Este artigo apresenta os resultados de uma proposta formativa desenvolvida com estudantes de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas de uma Universidade Pública do Estado do Paraná (Brasil), no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Com o objetivo de guiar a percepção dos estudantes sobre diferentes aspectos da prática docente, os referenciais utilizados para estruturar as ações da pesquisa abrangeram estudos do campo dos saberes docentes, assim como trabalhos que discutem as tarefas que os professores desenvolvem durante as aulas. Essas tarefas, conhecidas como condicionantes da ação docente, compreendem a gestão do conteúdo, a gestão da classe e a gestão da própria aprendizagem da docência. O subprojeto PIBID contou com o preenchimento de diários de campo, pelos licenciandos participantes, contendo reflexões sobre as experiências vivenciadas em aulas de Ciências e Biologia. Assim, em uma perspectiva qualitativa, esses diários foram tomados como instrumentos de coleta de dados, sendo que o corpus de análise foi constituído a partir da transcrição de setenta e quatro episódios de aula. A análise seguiu os pressupostos teórico-metodológicos do referencial da análise textual discursiva, consolidando quatro categorias interpretativas: 1) visão sobre a gestão de conteúdo, 2) visão sobre a gestão de classe, 3) visão sobre a gestão da aprendizagem da docência, e 4) percepção de saberes docentes mobilizados nas aulas. As análises mostraram que a participação no PIBID favoreceu a percepção dos licenciandos quanto ao papel dos saberes e dos condicionantes da ação docente em sua formação e na prática pedagógica.