EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MULTICULTURALISMO: UMA OFICINA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR DE CIÊNCIAS E ARTE PARA O 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAIS

Autores

  • Ana Emanuelle Utida de Miranda
  • Priscila Caroza Frasson-Costa Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Juliete Gomes Póss Asano

Resumo

Este artigo é parte de uma investigação desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Ensino – Mestrado Profissional da Universidade Estadual do Norte do Paraná. Tal investigação consistiu na realização de cinco Oficinas de Ensino sobre Educação Ambiental (EA), balizada pela Proposta Triangular, tendo como participantes estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental (EF) de uma escola municipal do norte do Paraná, no Brasil. O objetivo central deste trabalho, portanto, é analisar por meio da percepção dos estudantes, como a Oficina de Ensino — balizada pela Proposta Triangular e pelos conteúdos curriculares de Ciências e Arte — pode contribuir para a abordagem da EA e o multiculturalismo como Tema Contemporâneo Transversal (TCT) nos anos iniciais do EF. Para tanto, dentre as Oficinas empreendidas selecionou-se a que aborda a cultura indígena, contemplando dentre outras atividades uma visita à Escola Indígena Cacique Tudjá Nhanderú, no Paraná, Brasil, a fim de compreender qualitativamente a participação dos estudantes nesse processo. De modo mais específico, buscou-se analisar as percepções desses estudantes à luz do Referencial da Análise Textual Discursiva. Os resultados evidenciaram que é possível promover nessa etapa de escolarização a EA, o Multiculturalismo e a interdisciplinaridade entre Ciências e Arte, favorecendo a problematização, a valorização da diversidade cultural, a sensibilização frente à preservação ambiental, o patrimônio cultural e a condução ao pensamento crítico. Entretanto, percebeu-se que é necessário avançar nas discussões e debates desses temas, incluindo-os no EF, a fim de desenvolver a criticidade frente às temáticas abordadas ao longo do período de escolarização, em um trabalho contínuo.

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Publicado

2024-10-09

Edição

Seção

CONIEN