ANÁLISE DE UMA ATIVIDADE DE TRIGONOMETRIA PARA O ENSINO MÉDIO PAUTADA NA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA E MÚLTIPLAS REPRESENTAÇÕES
Resumo
Este artigo apresenta a análise de uma das quatro atividades que compuseram uma pesquisa de mestrado na Área de Ensino fundamentada na Teoria dos Registros de Representação Semiótica e nas Múltiplas Representações. O objetivo do estudo foi elaborar e analisar os resultados da aplicação de uma proposta para o ensino de Trigonometria destinada a estudantes do Ensino Médio de uma escola particular do norte do estado do Paraná. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e utilizou os pressupostos da Teoria dos Registros de Representação Semiótica e das funções pedagógicas das Múltiplas Representações para a análise dos dados, explorando as representações produzidas pelos alunos ao resolver os desafios propostos na atividade. Os resultados indicam que os estudantes mobilizaram pelo menos dois registros de representação distintos de forma coordenada e começaram suas resoluções utilizando representações que lhes fossem familiares, e as três funções pedagógicas da Múltiplas Representações: complementar, restringir e aprofundar. Além disso, foi possível inferir que os aprendizes correlacionaram as situações propostas com conteúdos matemáticos previamente estudados, o que contribuiu para elaboração de representações elaboradas acerca do conteúdo abordado na atividade.