APROXIMAÇÕES DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COM O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE PEDAGOGIA

Autores

  • Sandra Regina dos Reis Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP
  • Ivone Pingoello Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Resumo

O estágio supervisionado no curso de Pedagogia ainda necessita de estudos, com o fim de redesenhar seus caminhos. Assim, tem se buscado alternativas diversificadas, sendo uma delas, sua aproximação com o Programa Residência Pedagógica (RP), que consiste em programa criado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, com o fim de implementar projetos de formação de professores. Estende-se a todas as licenciaturas, sendo desenvolvido em parceria com as IES e com a rede básica de Educação. Na busca por conhecer mais esse universo, foi proposto esse estudo que tem como objetivos, analisar a aproximação do RP com o estágio e apontar possíveis contribuições do RP ao estágio supervisionado. A pesquisa foi desenvolvida a partir de uma abordagem qualitativa que envolveu estudo bibliográfico e análise documental dos editais do programa e de relatórios produzidos por alunos residentes, de um curso de Pedagogia, nos anos de 2023 e 2024. Os resultados apontam proximidades entre a atividades realizadas no RP e o estágio regular. Revela, ainda, que o tempo que o residente permanece na escola é maior que no estágio regular, bem como realiza mais atividades. Estes fatores, associado ao recebimento de bolsas ofertadas pela Capes, promovem o fortalecimento da compreensão de que o estágio e RP são importantes processos de formação docente, sendo que esse último apresenta vantagens, tanto pelas bolsas ofertadas pela CAPES, quanto pelo maior tempo dedicado às atividades de residência na escola.

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Publicado

2024-10-09

Edição

Seção

CONIEN