FORMAÇÃO CONTINUADA DE ALFABETIZADORES: QUE CAMINHOS SEGUIR?
Resumo
O professor alfabetizador ocupa um lugar complexo no processo de alfabetizar crianças sendo fundamental olhar e considerar a todos que estão no processo formativo, buscando ouvir trajetórias, elaborar novos pensamentos, refletir coletivamente e construir novos conhecimentos para si e para a prática profissional. O presente estudo caracteriza-se como ensaio teórico, objetiva analisar as possibilidades de desenvolvimento de uma formação continuada de alfabetizadores fundamentada na teoria do conhecimento inerente aos estudos do educador Paulo Freire. A temática proposta instiga indagações sobre: Que caminhos seguir na formação continuada de alfabetizadores? Por que os professores necessitam investir na formação continuada? Qual o sentido dessa formação no desenvolvimento de suas práticas docentes? Esses questionamentos serviram de norte para a produção do presente estudo, que resulta de pesquisas desenvolvidas na pós-graduação stricto sensu, focalizando a formação de professores alfabetizadores. O estudo evidencia que investir na formação continuada constitui necessariamente um ponto relevante do ciclo de desenvolvimento profissional do professor, sobretudo se estiver materializado como um processo fundamentado na unidade teoria-prática, na reflexão crítica, na compreensão dos professores como sujeitos do inacabamento e nas necessidades formativas desses profissionais, têm o desafio de educar, educar-se e de aprender cotidiana e coletivamente.