COMO SE ENCONTRA A ÉTICA NOS PROJETOS INTEGRADORES? ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Cheng Ju Ling
  • Dália Melissa Conrado Universidade Federal da Grande Dourados
  • Nei Nunes-Neto Universidade Federal da Grande Dourados
  • Ademir de Souza Pereira Universidade Federal da Grande Dourados

Resumo

O currículo brasileiro considera o ensino de ética como fundamental na formação do cidadão. No cenário mundial, notam-se as consequências da falta de uma formação ética relevante, quando ocorrem situações de violência, corrupção e desvalorização da vida e do meio natural. A educação em ciências pode contribuir para uma abordagem ética, numa perspectiva contextualizada e voltada para a humanização dos estudantes. Os Projetos Integradores, recomendados pelo currículo brasileiro, pretendem associar diferentes áreas do conhecimento, visando uma formação transdisciplinar e mais significativa do estudante, uma vez que este poderá aplicar os conteúdos disciplinares em atividades relacionadas ao cotidiano do estudante. Nesse sentido, livros didáticos específicos foram lançados para apoiar a comunidade escolar, todavia, professores precisam estar preparados para utilizar o livro didático a partir de uma visão crítica, abrangente e interdisciplinar. O objetivo do trabalho foi investigar a abordagem da ética em um livro didático sobre Projetos Integradores no ensino médio, visando discutir como professores de ciências podem utilizar esse material para a discussão sobre ética em suas aulas. Trata-se de uma pesquisa documental, exploratória e qualitativa, com análise de conteúdo. Percebemos que há uma influência da ética das virtudes na compreensão sobre ética deste livro didático, contudo, a despeito de sua importância, a ética ainda se apresenta de modo superficial. Deste modo, recomendamos uma atenção aos professores no uso deste LD de modo a contribuir para uma formação mais crítica e humanizada dos estudantes, para que estes possam alcançar objetivos educacionais coerentes com as necessidades da sociedade contemporânea.

Biografia do Autor

Cheng Ju Ling

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECMat), Universidade Federal de Grande Dourados (UFGD, MS), Brasil.

Dália Melissa Conrado, Universidade Federal da Grande Dourados

PPGECMat, UFGD, MS, INCT – INTREE, Brasil.

Nei Nunes-Neto, Universidade Federal da Grande Dourados

FCBA, PPGECMat, UFGD, MS, INCT – INTREE, Brasil.

Ademir de Souza Pereira, Universidade Federal da Grande Dourados

FACET, PPGECMat, UFGD, MS, Brasil.

Downloads

Publicado

2024-10-09

Edição

Seção

CONIEN