VIRTUDES EPISTÊMICAS EM PROJETOS INTEGRADORES DE UM LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO: REFLEXÕES PARA A ATUAÇÃO DOCENTE
Resumo
Considerando os problemas associados à falta de capacitação do cidadão para lidar com o conhecimento científico; a necessidade de perspectivas educacionais inter e transdisciplinar que priorizem o diálogo entre saberes populares e científicos; e ao incipiente preparo docente para lidar com toda a mudança curricular brasileira, este trabalho teve por objetivo investigar como as virtudes epistêmicas estão associadas a atividades de ensino e de aprendizagem em projetos integradores de um livro didático de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Para isso, realizamos uma pesquisa documental exploratória, adotando a análise de conteúdo, por meio da avaliação das atividades propostas em seis projetos integradores de um livro didático do Ensino Médio. As virtudes epistêmicas encontradas nos projetos e discutidas nesta pesquisa foram: precisão intelectual, criticidade, rigor, objetividade, curiosidade intelectual, concentração, atenção, cuidado, determinação, responsabilidade, autonomia e tomada de decisão. Consideramos que, apesar de presentes nas atividades dos projetos, a visão sobre as virtudes epistêmicas neste livro didático é ainda superficial, demandando um preparo docente para melhor lidar com as características e os requisitos dos projetos integradores, de modo a contribuir para alcançar os objetivos educacionais solicitados pelos currículos nacionais.