FORMAR LEITORES DE LITERATURA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: O LUGAR DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM DA LEITURA LITERÁRIA DE TEXTOS LITERÁRIOS

Autores

  • Ana Paula Franco Nobile Brandileone Universidade Estadual do Norte do Paraná

Resumo

Este artigo toma como ponto de partida inquietações advindas de minha atuação tanto em programas de iniciação à docência (PIBID e Residência Pedagógica) quanto no Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras), a qual aponta para a relevância da formação inicial e continuada de professores de Literatura não apenas para a promoção do texto literário no contexto escolar, mas também para fomentar o ensino e a aprendizagem da leitura literária de textos literários, tendo em vista que a Literatura é um saber e, por isso, dever ser escolarizada.  Nessa perspectiva, parte-se do pressuposto de que a forma (elementos de composição) e o conteúdo do texto literário são pares indissolúveis, cuja apreensão concorre tanto para a construção dos seus sentidos quanto para lhe conferir o caráter humanizador e emancipador, que potencialmente atua sobre o leitor expandindo a sua capacidade de ver e de se sentir. 

Biografia do Autor

Ana Paula Franco Nobile Brandileone, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Doutora em Estudos Literários. Professora Associada da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus Cornélio Procópio. Docente do curso de Letras e do Programa de Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras).

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Publicado

2024-10-09

Edição

Seção

CONIEN