POINCARÉ NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA PERSPECTIVA EPISTÊMICA SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA
Resumo
Neste ensaio teórico, após uma breve contextualização histórica do debate contemporâneo sobre a Natureza da Ciência (NdC) no Ensino de Ciências, abordamos aspectos epistêmicos na Filosofia da Ciência de Henri Poincaré, visando proporcionar ao licenciando e ao professor de Ciências no ensino médio, uma perspectiva coesa da construção do conhecimento em Ciências naturais (CCCN) e da NdC. Devido à riqueza de detalhes presente na epistemologia de Henri Poincaré, nos atemos aos vínculos conceituais objetivos, linguagens objetivas no interior das teorias científicas e conexões necessárias entre Ciências. Abordamos o exemplo clássico da divergência conceitual Newton-Einstein sob a perspectiva poincareana, em que destacamos a permanência da verdade matemática (VM) entre teorias físicas que se sucedem por obsolescência, a ampliação do discurso teórico-conceitual e a consequente ampliação da VM, justificando a ampliação da precisão teórica, uma característica poincareana marcante da NdC no contexto da CCCN. Assim, a partir da História, Filosofia e Sociologia da Ciência, apresentamos neste ensaio uma perspectiva epistêmica que pode contribuir para o campo do Ensino de Ciências, em específico no processo formativo de professores.