POINCARÉ NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA PERSPECTIVA EPISTÊMICA SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA

Autori

  • Onofre Crossi Filho Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Wellington Pereira de Queirós Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Marta Nunes da Costa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Abstract

Neste ensaio teórico, após uma breve contextualização histórica do debate contemporâneo sobre a Natureza da Ciência (NdC) no Ensino de Ciências, abordamos aspectos epistêmicos na Filosofia da Ciência de Henri Poincaré, visando proporcionar ao licenciando e ao professor de Ciências no ensino médio, uma perspectiva coesa da construção do conhecimento em Ciências naturais (CCCN) e da NdC. Devido à riqueza de detalhes presente na epistemologia de Henri Poincaré, nos atemos aos vínculos conceituais objetivos, linguagens objetivas no interior das teorias científicas e conexões necessárias entre Ciências.  Abordamos o exemplo clássico da divergência conceitual Newton-Einstein sob a perspectiva poincareana, em que destacamos a permanência da verdade matemática (VM) entre teorias físicas que se sucedem por obsolescência, a ampliação do discurso teórico-conceitual e a consequente ampliação da VM, justificando a ampliação da precisão teórica, uma característica poincareana marcante da NdC no contexto da CCCN. Assim, a partir da História, Filosofia e Sociologia da Ciência, apresentamos neste ensaio uma perspectiva epistêmica que pode contribuir para o campo do Ensino de Ciências, em específico no processo formativo de professores.

Biografie autore

Onofre Crossi Filho, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul / Instituto de Física / Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Bolsista CAPES/BRASIL.

Wellington Pereira de Queirós, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul / Instituto de Física / Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências.

Marta Nunes da Costa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul / Instituto de Física / Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências.

Pubblicato

2024-10-09

Fascicolo

Sezione

CONIEN