PENSAMENTO COMPUTACIONAL: UM ESTUDO COM BASE NA PROGRAMAÇÃO EM BLOCOS E NA GAMIFICAÇÃO

Autores

Resumo

O Pensamento Computacional (PC) pode ser entendido como um conjunto de estratégias de resolução de problemas, envolvendo conceitos de Ciência da Computação, desenvolvimento de sistemas e compreensão do comportamento humano, habilidade fundamental para todos. Considerando a necessidade de desenvolver competências em PC, cabe aos professores proporcionar aos alunos práticas apropriadas e motivadoras. Embora existam ferramentas e plataformas disponíveis, a relação entre a realização das atividades e o desenvolvimento da capacidade do PC não é clara. Assim, o objetivo desta pesquisa foi investigar o desenvolvimento do PC a partir do uso da plataforma Programaê!. Para tanto, foi realizada uma experiência de ensino, utilizando um roteiro de tarefas selecionadas disponíveis na plataforma Programaê!. A plataforma disponibiliza atividades de resolução de problemas em contexto lúdico utilizando programação em blocos. Foram delineadas algumas relações entre as tarefas do roteiro e os pilares do PC, realizados em cinco encontros remotos (via Google Meet), no contraturno escolar, totalizando 20 horas. Os encontros tinham em média três a cinco alunos do curso técnico em Informática. As informações da prática realizada foram coletadas por meio de observação participante, gravação de áudios e vídeos, e foram analisadas com base nos preceitos da Análise de Conteúdo. Durante a realização das atividades propostas, foi possível identificar, em algumas tarefas selecionadas, que os alunos utilizaram práticas e ações associadas ao PC para atingir os objetivos da atividade. Verificou-se que a programação em blocos, envolvendo a resolução de problemas em contexto de gamificação, é potencial ao desenvolvimento da capacidade de PC.

Biografia do Autor

Ana Paula Germano Stadler, Secretaria de Educação do Estado do Paraná

Mestra em Ensino de Ciências Naturais e Matemática.

Joyce Jaquelinne Caetano, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO-PR)

Professora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGEN) da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO-PR).

Ana Elisa Tozetto Piekarski, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO-PR)

Professora do Departamento de Ciências da Computação (DECOMP) da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO-PR).

Márcio André Martins, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO-PR)

Professor do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGEN) da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO-PR).

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Publicado

2024-10-09

Edição

Seção

CONIEN