CONTRIBUIÇÕES DA FONÉTICA E DA FONOLOGIA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Fabielly Maria Pereira Cisz
  • Bruna Beatriz Cavalline Silva
  • Roberta Negrão de Araújo
  • Marília Bazan Blanco

Resumo

O presente artigo caracteriza-se como um recorte do estudo desenvolvido por Cisz (2023), no Mestrado Profissional em Ensino, intitulado “Fonética e Fonologia: proposta de um guia para graduandos de Pedagogia” vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná (PPGEN/UENP). Tem como objetivo apresentar a percepção dos licenciandos de um curso de Pedagogia acerca da fonética e da fonologia e analisar as mudanças de percepção após participarem do movimento formativo, no qual um guia didático foi implementado. Verificou-se, ainda, de que maneira tal movimento contribuiu para a formação inicial dos envolvidos. O guia didático, intitulado “Guia Didático - Fonética e Fonologia na alfabetização: contribuições teórico-práticas”, contempla conceitos e atividades de fonética e de fonologia e destina-se a licenciandos do curso de Pedagogia. O guia apresenta fundamentação teórica no que se refere aos dois ramos complementares da linguística, a fonética e a fonologia, e propõe atividades para professores e atividades para estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, com o objetivo de estimular o desenvolvimento de aspectos fônicos, físicos e fisiológicos da língua. A implementação do guia foi realizada por meio de um curso de formação, no qual foram coletados dados que posteriormente foram analisados, por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). Evidenciou-se que ocorreram mudanças de percepção das participantes no que se relaciona aos conceitos trabalhados. Logo, considera-se que o guia trouxe contribuições para a formação dos envolvidos e, frente aos conhecimentos adquiridos, existem evidências de que a prática pedagógica futura seja enriquecida, validando assim o Produto Educacional.

Biografia do Autor

Fabielly Maria Pereira Cisz

Programa de Pós-Graduação em Ensino, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Cornélio Procópio – PR.

Bruna Beatriz Cavalline Silva

Programa de Pós-Graduação em Ensino, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Cornélio Procópio – PR.

Roberta Negrão de Araújo

Programa de Pós-Graduação em Ensino, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Cornélio Procópio – PR.

Marília Bazan Blanco

Programa de Pós-Graduação em Ensino, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Cornélio Procópio – PR.

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Publicado

2024-10-09

Edição

Seção

CONIEN