O ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E AS ABORDAGENS DE ENSINO PARA/SOBRE/VIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA ANÁLISE COMPARATIVA

Autores

  • Vanessa Gabriela Silva de Sá dos Santos Universidade Estadual do Paraná, campus de Paranavaí
  • Wilian Barbosa Travassos Universidade Estadual do Paraná, campus de Paranavaí
  • Laís Maria Costa Pires de Oliveira Universidade Estadual do Paraná, campus de Paranavaí https://orcid.org/0000-0002-8259-1048
  • Paulo Henrique Rodrigues Universidade Estadual do Paraná, campus de Paranavaí

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo comparar o desenvolvimento de estudos que se utilizam da Resolução de Problemas como abordagem de ensino em duas edições do Encontro Nacional de Educação Matemática – ENEM (VIII de 2004 e XIV de 2022). Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica nas duas edições, analisando todos os trabalhos publicados nos anais dos eventos nas seções de comunicação oral e relatos de experiência. Dentre os 1056 trabalhos publicados nas duas edições, foram identificados seis trabalhos na edição VIII de 2004 e 16 trabalhos na edição XIV de 2022. Os resultados obtidos revelam que a abordagem via Resolução de Problemas foi a mais recorrente, representando 59,09% dos trabalhos analisados, seguida pela abordagem para Resolução de Problemas, com 27,27%, e pela abordagem sobre Resolução de Problemas, com 13,64%. A tendência observada sugere, dentre outros aspectos, que a comunidade acadêmica reconhece o potencial transformador do ensino via Resolução de Problemas na Educação Matemática. Sobretudo, esses dados indicam uma possível adesão à orientação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que valorizam a resolução de problemas como uma abordagem de ensino para aprendizagem de matemática.

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Publicado

2024-10-09

Edição

Seção

CONIEN