PROPOSTAS PARA O ENSINO DE TRIGONOMETRIA EM PRODUÇÕES ACADÊMICAS DO ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (2013 – 2022)
Resumo
Esta pesquisa aborda a pluralidade do ensino da Matemática, com foco especial nos conceitos trigonométricos. Argumenta-se que lacunas no entendimento prévio de noções geométricas e trigonométricas prejudicam a aprendizagem de conceitos, impactando o aprendizado em Trigonometria. Diversos fatores são apontados como condicionantes desse aprendizado, incluindo as propostas de ensino, foco desta pesquisa. Nesta direção, este estudo explora propostas para o ensino de Trigonometria, assumindo a questão: “Que propostas para o ensino de Trigonometria surgem em produções acadêmicas do Encontro Nacional de Educação Matemática (2013 – 2022)?”. Analisando as produções apresentadas e publicadas em edições do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) nos últimos 10 anos, a metodologia adotada foi qualitativa, caracterizada como estado do conhecimento, apoiando-se no Método de Leitura Crítica. Como resultados, destacam-se propostas variadas para o ensino de Trigonometria, entre elas, a Investigação Matemática, o uso de História da Matemática, a Resolução de Problemas, a Sala de Aula Invertida, o emprego de Tecnologias (Digitais) envolvendo softwares matemáticos, o uso do Lúdico ede Materiais Manipuláveis. De modo geral, a pesquisa sugere que essas diferentes propostas podem enriquecer o aprendizado ao evidenciar recursos para tornar o ensino de Trigonometria mais dinâmico e compreensível aos estudantes. Baseando-se nas últimas edições do ENEM, tais propostas trazem para o ensino de Trigonometria auxílio aos (futuros) professores para ressignificarem os modos pelos quais a seus conceitos podem ser ensinados numa perspectiva mais contemporânea de Educação.