FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM AVALIAÇÃO: A COMPREENSÃO CONCEITUAL SOBRE O FEEDBACK A PARTIR DO PLANEJAMENTO INTEGRADO ENSINO-AVALIAÇÃO-APRENDIZAGEM
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar a compreensão conceitual sobre o feedback de licenciandos em Ciências Biológicas, a partir de uma intervenção com o Planejamento Integrado Ensino-Avaliação-Aprendizagem (PI-EAA). Esta é uma pesquisa qualitativa e descritiva, que se apoiou em diferentes instrumentos para a construção dos dados, como questionários, relatos de experiência, fichas de autoavaliação e textos reflexivos, escritos pelos licenciandos durante as práticas realizadas na sala de aula e nas práticas no campo do estágio supervisionado. A pesquisa ocorreu no segundo semestre de 2023, numa universidade pública paranaense e contou com a participação de 12 licenciandos. A análise dos dados foi realizada com base na metodologia da Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados sugerem que o PI-EAA contribuiu para que os licenciandos compreendessem conceitualmente o feedback, perpassando a percepção de sua essencialidade para conferir informações sobre a aprendizagem, o ensino e a avaliação. Além disso, contribuiu para a compreensão sobre a centralidade desse elemento na avaliação formativa e da necessidade de que seja planejado e sistematizado para que tenha efeitos positivos no processo de ensino-avaliação-aprendizagem.