TECNOLOGIAS DIGITAIS, APRENDIZAGEM E ESCOLA: PRÁTICAS E PERCEPÇÕES DE CRIANÇAS COM MENOS DE OITO ANOS E SEUS PAIS

Autori

  • Rita Brito
  • Patrícia Dias

Abstract

Este artigo apresenta as práticas e percepções de um grupo de crianças com menos de oito anos e suas famílias sobre a utilização de tecnologias digitais na escola e o seu potencial para a aprendizagem, incidindo na articulação entre o ensino formal e as aprendizagens informais em contexto familiar. Os dados foram coletados por meio de atividades com as crianças e entrevistas com as famílias, e depois trabalhados a partir de uma análise de conteúdo qualitativa. Os resultados revelam que o uso das tecnologias digitais em contexto escolar tem mais incidência no 1º ciclo, sendo incipientes no pré-escolar. Além disso, o potencial pedagógico de dispositivos como o computador e o tablet são subaproveitados tanto em contexto de escola como pelas famílias, nos lares. Os pais consideram que os filhos ainda são muito jovens para utilizar tecnologias digitais em tarefas escolares e acreditam que ainda não estão preparados para o fazer (embora as crianças revelem competências digitais e práticas complexas).

Biografie autore

Rita Brito

Pós Doutorada em Tecnologias Educativas e Professora Adjunta Convidada na Escola Superior de Educação de Lisboa.

Patrícia Dias

Doutorada em Ciências da Comunicação e Professora Auxiliar da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa.

Pubblicato

2017-06-20

Fascicolo

Sezione

Produtos Educacionais