AÇÃO DIDÁTICA FORMATIVA PARA A INCLUSÃO: ANÁLISE DE UM PRODUTO EDUCACIONAL

Autores

  • Jacqueline Lidiane de Souza Prais
  • Vanderley Flor da Rosa

Resumo

Este artigo tem como tema a formação docente como subsídio teórico e prático para a atividade pedagógica inclusiva. Diante dessa temática, foi elaborada uma ação didática formativa, materializada em uma Unidade didática, e aplicada por meio de um curso de extensão com 40 licenciandas de um curso de Pedagogia. A investigação tem como ponto de partida a necessidade do planejamento de atividades pedagógicas, com base nos Princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem, para contribuir com a consolidação de uma educação inclusiva. Elenca-se como objetivo geral interpretar as contribuições advindas dessa Unidade Didática no processo formativo dos participantes. Como metodologia de pesquisa adota a pesquisa de campo na modalidade colaborativa. Os dados coletados foram organizados em episódios que nesse artigo apresenta-se o: (i) Unidade Didática: análise do processo formativo, amparado por quatro unidades de análise: o conteúdo, os modos de ação educativa, o uso de ferramentas didáticas e a organização dos espaços de aprendizagem. Dentre os resultados, destaca-se que, ao analisar a aplicação da Unidade Didática - como atividade de ensino para a ação formadora, as avaliações das participantes revelam uma mudança de olhar para o planejar, com vistas a satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem dos alunos e organizar um ensino em que o maior número de alunos aprenda.

Biografia do Autor

Jacqueline Lidiane de Souza Prais

Doutoranda em Educação. Universidade Estadual de Londrina.

Vanderley Flor da Rosa

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza - Universidade Tecnológica Federal do Paraná- Campus Cornélio Procópio

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Publicado

2017-06-20

Edição

Seção

Produtos Educacionais