UM PRODUTO EDUCACIONAL PARA O ENSINO DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DOCENTE

Autores/as

  • Adriana Helena Borssoi
  • Talita Breschiliare Piffer Freire Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Londrina. Docente da Secretaria de Educação do Estado do Paraná.
  • Karina Alessandra Pessoa da Silva

Resumen

Os cursos de mestrado profissional têm como exigência a elaboração de um produto educacional que deve ser implementado em condições reais de ensino durante o estágio supervisionado dos mestrandos. Neste artigo, apresentamos a concepção, fundamentação, estruturação e desenvolvimento de uma das atividades componente de um produto educacional no formato hipermídia que foi implementado em uma turma de licenciatura em Matemática na disciplina de Equações Diferenciais Ordinárias. Nesta atividade faz-se uso da tecnologia por meio de um objeto de aprendizagem que integra uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa. A análise foi subsidiada pelos registros escritos e falados dos alunos durante o desenvolvimento da atividade. Para a codificação do corpus de análise nos apoiamos na Análise Textual Discursiva, utilizando o software de análise qualitativa Atlas TI 8.0. Esse procedimento de análise contribuiu para avaliar a proposição da atividade, bem como para validar o objeto de aprendizagem elaborado para compor o produto educacional.

 

Biografía del autor/a

Adriana Helena Borssoi

Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela UEL. Docente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Londrina.

Karina Alessandra Pessoa da Silva

Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela UEL. Docente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Londrina.

Publicado

2017-06-20

Número

Sección

Produtos Educacionais