GRELHA DE ANÁLISE DO PAPEL DAS ATIVIDADES LABORATORIAIS DOS MANUAIS ESCOLARES DE CIÊNCIAS NA APRENDIZAGEM ARTICULADA DE PROCESSOS CIENTÍFICOS E ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS

Autores

  • José Luís de Jesus Coelho da Silva Universidade do Minho - Instituto de Educação, Portugal
  • Maria Armanda Carvalho Agrupamento de Escolas D. Sancho I, Vila Nova de Famalicão, Portugal

Resumo

A perpetuação dos manuais escolares por sistemas educativos sucessivos e a relevância por eles assumida no ensino e aprendizagem justificam que sejam tomados recorrentemente e, em particular, após reformas educativas como objeto de avaliação e investigação. Importa acentuar um ensino das Ciências que não se limite ao conhecimento substantivo mas que valorize outras dimensões, nomeadamente, a aprendizagem de processos científicos e de estratégias metacognitivas. Estes pressupostos sustentam a construção de uma grelha que oriente a análise, tanto no contexto pedagógico como investigativo, da operacionalização dos processos científicos e de estratégias metacognitivas em atividades laboratoriais de manuais escolares e que se constitua como um referencial na conceção deste tipo de atividades por professores e autores de manuais escolares. A inclusão numa mesma grelha de processos científicos e estratégias metacognitivas justifica-se pelo contributo significativo das estratégias metacognitivas na aprendizagem e, consequentemente, na aprendizagem dos processos científicos. A grelha especifica várias vertentes dos processos científicos e das estratégias metacognitivas que, em conjunto, concorrem para a compreensão da sua natureza e para o desenvolvimento da capacidade de execução. Integra vários modos de operacionalização, concebidos em função da natureza do enfoque que podem assumir e do pressuposto das atividades laboratoriais como um meio promotor do desenvolvimento da autonomia dos alunos. A aplicação da grelha implica uma análise qualitativa mas também permite uma análise quantitativa do modo de operacionalização dos processos científicos e das estratégias metacognitivas e, consequentemente, a caracterização, acompanhada ou não do estabelecimento de tendências e regularidades, das atividades laboratoriais incluídas em manuais escolares.

Biografia do Autor

José Luís de Jesus Coelho da Silva, Universidade do Minho - Instituto de Educação, Portugal

Doutor em Educação, na área de conhecimento de Metodologia do Ensino das Ciências pela Universidade do Minho (2007). Mestre em Educação, na área de especialização em Informática no Ensino pela Universidade do Minho (1996). Licenciado em Ensino de Biologia e Geologia pela Universidade do Minho (1988). É professor no Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho. Investiga e publica nas áreas de Educação em Ciências, Formação de Professores de Ciências e Pedagogia no Ensino Superior.

Maria Armanda Carvalho, Agrupamento de Escolas D. Sancho I, Vila Nova de Famalicão, Portugal

Professora do Quadro de Escolas do Agrupamento de Escolas D. Sancho I, Vila Nova de Famalicão, Portugal; Mestre em Estudos da Criança, área de especialização em Ensino Experimental das Ciências no Ensino Básico, pela Universidade do Minho

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Publicado

2017-12-12

Edição

Seção

Produtos Educacionais