GRELHA DE ANÁLISE DO PAPEL DAS ATIVIDADES LABORATORIAIS DOS MANUAIS ESCOLARES DE CIÊNCIAS NA APRENDIZAGEM ARTICULADA DE PROCESSOS CIENTÍFICOS E ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS
Abstract
A perpetuação dos manuais escolares por sistemas educativos sucessivos e a relevância por eles assumida no ensino e aprendizagem justificam que sejam tomados recorrentemente e, em particular, após reformas educativas como objeto de avaliação e investigação. Importa acentuar um ensino das Ciências que não se limite ao conhecimento substantivo mas que valorize outras dimensões, nomeadamente, a aprendizagem de processos científicos e de estratégias metacognitivas. Estes pressupostos sustentam a construção de uma grelha que oriente a análise, tanto no contexto pedagógico como investigativo, da operacionalização dos processos científicos e de estratégias metacognitivas em atividades laboratoriais de manuais escolares e que se constitua como um referencial na conceção deste tipo de atividades por professores e autores de manuais escolares. A inclusão numa mesma grelha de processos científicos e estratégias metacognitivas justifica-se pelo contributo significativo das estratégias metacognitivas na aprendizagem e, consequentemente, na aprendizagem dos processos científicos. A grelha especifica várias vertentes dos processos científicos e das estratégias metacognitivas que, em conjunto, concorrem para a compreensão da sua natureza e para o desenvolvimento da capacidade de execução. Integra vários modos de operacionalização, concebidos em função da natureza do enfoque que podem assumir e do pressuposto das atividades laboratoriais como um meio promotor do desenvolvimento da autonomia dos alunos. A aplicação da grelha implica uma análise qualitativa mas também permite uma análise quantitativa do modo de operacionalização dos processos científicos e das estratégias metacognitivas e, consequentemente, a caracterização, acompanhada ou não do estabelecimento de tendências e regularidades, das atividades laboratoriais incluídas em manuais escolares.