PROPOSTAS COM O USO DO GÊNERO DIGITAL MEME: PRODUZINDO SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE LÍNGUAS E PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

Authors

  • Atef El Kadri Universidade Estadual de Londrina
  • Bruna Danielly Dainezi
  • Michelle Andressa Vieira Ramos Universidade Estadual de Londrina
  • Michele Salles El Kadri

Abstract

Este artigo objetiva apresentar o gênero meme como um gênero digital para o ensino de LI por meio de Sequência Didática (SD). Está ancorado na abordagem de gêneros digitais pela perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo. Assim, apresentamos duas propostas de SD com base no gênero meme: uma voltada para o ensino de línguas para alunos da educação básica e outra para ser implementada com professores de inglês em contexto de formação continuada no Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE). A motivação para este trabalho foi o reconhecimento da necessidade de trabalhar com professores da educação básica uma proposta que reconhecesse a inter-relação entre as linguagens produzidas pelas novas tecnologias, o domínio da língua inglesa e abordagem de gêneros digitais por conceber a linguagem como prática social. Justifica-se essa necessidade o fato de que os parâmetros oficiais têm reconhecido a necessidade de práticas de multiletramentos para o ensino de línguas e o reconhecimento de que os novos currículos precisam incorporar o letramento crítico e digital como parte dos objetivos para se aprender uma língua estrangeira. Esperamos que as SD possam contribuir para este fim. 

Author Biographies

Atef El Kadri, Universidade Estadual de Londrina

Atef El Kadri é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da UEL e supervisor do Pibid de Letras-Inglês. Atua como professor colaborador de Língua Inglesa na Universidade Estadual de Londrina e é professor na rede estadual básica do ensino do Paraná. É graduado em Letras Inglês na UEL e Especialista em Metodologia do Ensino Superior. Atualmente, tem como foco de pesquisa os processos de ensino e aprendizagem de língua inglesa, telecolaboração e formação de professores.

Bruna Danielly Dainezi

Bruna Danielly Dainezi: Licenciada em Letras - Inglês pela Universidade Estadual de Londrina e mestranda do MEPLEM-UEL (Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas ). É professora de língua inglesa, atuando em escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II. Pesquisa sobre o ensino de língua inglesa e o uso de novas tecnologias, especificamente jogos digitais.

Michelle Andressa Vieira Ramos, Universidade Estadual de Londrina

Michelle Andressa Vieira Ramos: Licenciada em Letras Português/Inglês, especialista Metodologia do Ensino Superior na EAD e em Ensino de Língua Inglesa e Novas Tecnologias, atualmente cursa o Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas (MEPLEM) na Universidade Estadual de Londrina (UEL/PR). Atua como professora efetiva  de Língua Inglesa e Língua Portuguesa na rede estadual do Paraná. Tem interesse de investigação na área de ensino de línguas em escolas públicas, com ênfase na produção de material didático e no uso de novas tecnologias.

Michele Salles El Kadri

Michele Salles El Kadri é Professora Adjunta da Universidade Estadual de Londrina. Doutora e Mestre em Estudos da Linguagem (UEL). Realizou estágio de doutorado na Griffith University, Austrália. Especialista em Língua Inglesa e Graduada em Letras-Português e Inglês também pela UEL. Coordena um dos subjprojetos do Pibid de Letras_Inglês da UEL e projetos de pesquisa com ênfase na formação de professores. Foi Presidente do FOPE (Fórum das Licenciaturas da UEL). Atualmente realiza estudos de pós doutoramento na UNICAMP e atua no Mestrado Profissional de Letras Estrangeiras Modernas da UEL. Tem experiência na área de ensino de línguas estrangeiras, atuando principalmente nos seguintes temas: língua inglesa e formação de professor, ensino-aprendizagem de inglês como língua estrangeira com ênfase em Línguistica Aplicada e Língua Franca. Atualmente, interessa-se por pesquisas na área de formação do professor pela perspectiva socio-histórico-cultural (principalmente coteaching e diálogo-cogenerativo), análise crítica do discurso, novas tecnologias, formação de professores no âmbito das políticas públicas (PIBID, PDE, Novos Talentos, Prodocência) e implicações do estatuto do inglês como língua franca para a formação de professores.

Published

2017-12-12

Issue

Section

Produtos Educacionais