REFLEXÕES NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS

Autores

  • Eril Medeiros da Fonseca
  • Leandro Duso Universidade Federal do Pampa

Resumo

Atualmente, no Ensino de Ciências, torna-se relevante a utilização de materiais didáticos (MD) que podem ser agentes mediadores entre o professor, o conteúdo trabalhado e o estudante no sentido de contrapor-se a um cenário de ensino conteudista e memorístico. Assim, nesta pesquisa busca-se analisar e discutir sobre os materiais elaborados por licenciandos e quais contribuições destes para sua prática docente, no âmbito do componente curricular Prática Pedagógica: Materiais Didáticos de um curso de licenciatura em Ciências da Natureza de uma universidade federal no Rio Grande do Sul. As análises deram-se por meio dos próprios materiais didáticos, questionários e produções textuais de quinze licenciandos. Pela Análise Textual Discursiva emergiram as seguintes categorias nas quais os resultados são discutidos: significados e atribuições aos MD; os MD produzidos; e os MD no contexto da licenciatura. Aponta-se para a importância da discussão sobre os materiais didáticos relacionados ao planejamento e reflexão na prática docente nos cursos de licenciatura e projeto pedagógico de curso.

Biografia do Autor

Eril Medeiros da Fonseca

Lienciado em Ciências da Natureza. Mestrando em Ensino. Ambos pela Universidade Federal do Pampa.

Leandro Duso, Universidade Federal do Pampa

Professor adjunto da Universidade Federal do Pampa

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Publicado

2018-07-03

Edição

Seção

Produtos Educacionais