AS MOTIVAÇÕES NA INSERÇÃO DE FISIOTERAPEUTAS NA DOCÊNCIA E O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR

Autores

  • Jose Maria Furtado Junior
  • Robson José de Souza Domingues
  • Valéria Marques Ferreira Normando

Resumo

A entrada do fisioterapeuta na docência superior é um processo desacompanhado, irregular e sem preparação, levando muitos professores a personificar, no início da carreira, o modelo de professor que vivenciou na sua graduação. Os objetivos dessa pesquisa foram caracterizar a inserção de fisioterapeutas na docência e suas motivações, através de estudo descritivo com abordagem qualitativa, por meio de entrevistas semi-estruturadas. A amostra envolveu 53 professores do Curso de Fisioterapia da Universidade do Estado do Pará (UEPA), de Belém e Santarém.Identificaram-se, após a análise de conteúdo das respostas dos entrevistados, dois temas de interesse: 1) As habilidades e competências do professor; 2) Inserção e motivações do fisioterapeuta na docência.Os quais sofreram inferências sendo confrontadas com a literatura, desenhando como o professor se vê na prática docente, o que faz para se qualificar, quais as motivações os levaram a serem e se manterem professores e que novas habilidades e competências desenvolveram para melhor ensinar.

Biografia do Autor

Jose Maria Furtado Junior

Fisioterapeuta, Especiaista em Fisioterapia Esportiva, Pós graduado em Saúde e Desporto, Mestr em Ensino eSaúde.

Vinclado a UNiversidade o Estado do Pará (UEPA), no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, na Unidade de Enisno e Assistência de Fisioterapia e TErapia Ocupacional  (UEAFTO)

Robson José de Souza Domingues

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (1989), mestrado em Ciências Biológicas Anatomia Botucatu pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998) e doutorado em Ciências Biológicas Anatomia Botucatu pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). Atualmente é professor de Morfofuncional da Universidade do Estado do Pará, professor Titular do curso de Medicina da Universidade do Estado do Pará e professor-Orientador do Mestrado Ensino em saúde - da Universidade do Estado do Pará. Tem experiência na área de Morfologia e Educação, Professor-Orientador do Mestrado Ensino de Cirurgia e Pesquisa Experimental, com ênfase em Morfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: anatomia, morfologia, Educação e Ensino na área da Saúde. Líder do grupo de pesquisa morfofisiologia aplicada a saúde. Editor chefe da Revista Journal of Health Education (IJHE).

Valéria Marques Ferreira Normando

Graduada em Fisioterapia pela Sociedade Unificada Augusto Motta (SUAM - Rio de Janeiro - RJ - 1988), Especialista em Fisioterapia Pneumofuncional (UEPA - Belém - PA - 1999) com Mestrado em Motricidade Humana (UEPA - Belém - PA - 2004) e Doutorado em Neurociências e Biologia Celular (UFPA - Belém - PA - 2010). Professor Adjunto IV do Departamento de Ciências do Movimento Humano (Portaria 3096/17-UEPA). Consultora ad hoc de periódicos nacionais da área de Fisioterapia (Revista Interdisciplinar de Estudos em Saúde, Interdisciplinary Journal of Health Education e ASSOBRAFIR Ciência). Diretora de Desenvolvimento em Pesquisa na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade do Estado do Pará (Portaria no. 1552/15 - UEPA). Líder do grupo de pesquisa Desenvolvimento e Reabilitação na Amazônia (UEPA). Membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Fisioterapia - UEPA (Portaria no. 154/16). Membro do Colegiado do Curso de Fisioterapia - UEPA (Portaria no. 129/16). Coordenadora de TCC do Curso de Fisioterapia - UEPA (Portaria no. 163/16). Membro do Comitê Interno do Conselho Editorial da EDUEPA (UEPA). Professora efetiva do Mestrado Profissional Ensino em Saúde na Amazônia (UEPA).

Downloads

Publicado

2018-07-03

Edição

Seção

Produtos Educacionais