A PRÁTICA DA LEITURA E DA ESCRITA NO ENSINO DE QUÍMICA

Autores

  • Raquel Kunst
  • Judite Scherer Wenzel

Resumo

O presente trabalho está direcionado para um olhar frente às contribuições e/ou limitações do uso da escrita e da leitura junto ao ensino de Química. Parte-se da importância do uso da linguagem química no processo de ensino e aprendizagem. O objetivo consistiu em olhar e compreender os modos de como a prática da leitura e da escrita vem sendo abordadas junto ao ensino de Química. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica junto aos periódicos da área do ensino de Ciências, no período de 2012 a julho de 2017. A seleção dos artigos se deu mediante a busca dos descritores: química e leitura e/ou química e escrita no título e/ou nas palavras chave. Após esse levantamento, procedeu-se à leitura dos artigos num processo analítico via Análise Textual Discursiva a fim de identificar os enfoques sobre o uso da escrita e da leitura. Elaborou-se tabelas, destacando-se excertos que consistiram na unitarização e, em seguida, fez-se a reorganização dos mesmos obtendo-se como resultados três categorias emergentes: estratégia, mediação e formação/reflexão. Essas reforçam a importância da escrita e da leitura junto ao aprender química, aos processos de ensino e à constituição do professor.

Biografia do Autor

Raquel Kunst

Licencianda do Curso de Química da UFFS, campus Cerro Largo

Judite Scherer Wenzel

Doutora em Educação nas Ciências, Professora da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo.

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Publicado

2018-07-03

Edição

Seção

Revisão Teórica