A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO PROPOSTA METODOLÓGICA PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DAS FUNÇÕES DEFINIDAS POR VÁRIAS SENTENÇAS

Autores

  • Ricardo Gonçalves Universidade Cruzeiro do Sul Escola Técnica Estadual SP
  • Norma Suely Gomes Allevato Universidade Cruzeiro do Sul

Resumo

O presente trabalho refere-se ao Produto Educacional resultante de uma pesquisa de mestrado profissional desenvolvida com o objetivo de elaborar e aplicar uma proposta didática na tentativa de verificar quais contribuições a metodologia de ensino e aprendizagem através da Resolução de Problemas promove frente ao conteúdo das funções definidas por várias sentenças aliado a uma aprendizagem significativa.Para o desenvolvimento da pesquisa, adotamos a metodologia qualitativa, e os métodos empregados foram a pesquisa participante e a análise documental. Contou com a participação dos alunos do segundo ano do Ensino Médio em uma escola particular da cidade de Ourinhos/SP. Os dados coletados foram gravados em áudio e vídeo, fotografados, documentados e as descrições das atividades foram registradas em diário de bordo. A partir da aplicação da proposta aliada às orientações de documentos oficiais e aos fundamentos da metodologia de Resolução de Problemas,encontramos indicadores da aprendizagem significativa proposta por David Ausubel, os quais serão explicitados no presente trabalho. Também percebemos que a Resolução de Problemas como metodologia de ensino e aprendizagem favorece a investigação matemática e promove um ambiente colaborativo entre alunos e professores possibilitando maior autonomia na resolução de problemas e aprendizagem de conceitos e conteúdos matemáticos.

Biografia do Autor

Ricardo Gonçalves, Universidade Cruzeiro do Sul Escola Técnica Estadual SP

Universidade Cruzeiro do Sul 

Doutorado em Ensino de Ciência e Educação Matemática

Norma Suely Gomes Allevato, Universidade Cruzeiro do Sul

Ensino de Ciências e Educação Matemática

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Publicado

2018-12-20

Edição

Seção

Produtos Educacionais