ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO E OS FOCOS DA APRENDIZAGEM CIENTÍFICA: UM POSSÍVEL MAPEAMENTO

Autores

  • Hugo Emmanuel da Rosa Corrêa Instituto Federal do Paraná Universidade Estadual de Londrina
  • Sergio de Mello Arruda Universidade Estadual de Londrina UTFPR
  • Marinez Meneghello Passos Universidade Estadual de Londrina

Resumo

Os resultados que trazemos neste artigo fazem parte de uma investigação que teve por intuito mapear as percepções de estudantes de Ensino Médio com relação à própria aprendizagem e aos elementos que nela influenciam. Os dados foram coletados por meio de registros realizados por esses estudantes na forma de diagramas, que passaram por uma análise segundo algumas categorias assumidas a priori– os Focos da Aprendizagem Científica. Tais procedimentos permitiram evidenciar que os estudantes se sentem muito responsáveis pelo seu aprendizado, contudo não deixam de perceber este aprendizado inserido em uma comunidade que o influencia e que, por conseguinte, torna-se também responsável por seu aprendizado.

Biografia do Autor

Sergio de Mello Arruda, Universidade Estadual de Londrina UTFPR

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo – USP. Docente Sênior da Universidade Estadual de Londrina e Docente Visitante Sênior da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR – Campus Londrina. Rua Professor Samuel Moura, 328 – apto. 1502. Londrina – PR. CEP: 86061-060. E-mail: sergioarruda@sercomtel.com.br. Com o apoio do CNPq.

Marinez Meneghello Passos, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP. Docente Sênior da Universidade Estadual de Londrina. Rua Professor Samuel Moura, 328 – apto. 1502. Londrina – PR. CEP: 86061-060. E-mail: marinezmp@sercomtel.com.br. Com o apoio da Fundação Araucária.

Downloads

Publicado

2018-12-20

Edição

Seção

Revisão Teórica