ENSINO EXPERIMENTAL DE QUÍMICA: RECURSO PEDAGÓGICO - USO DO LABORAÓRIO NAS AULAS DE CIÊNCIAS DISCIPLINA DE QUÍMICA – DESAFIOS DE APRENDIZAGEM

Autores/as

  • Regina Beatriz Leal Morgavi "Universidade Federal do Rio Grande do Sul". UFRGS
  • Vicente Robaina

Resumen

Este artigo apresenta aulas práticas no laboratório de Química como recurso pedagógico importante para auxiliar na construção dos conceitos trabalhados nos primeiros anos do ensino médio. O objetivo principal é favorecer aos alunos uma aprendizagem que tenha significado e possa relacionar as teorias normalmente estudadas na sala de aula com experimentos práticos facilitando o aprendizado e o despertar científico dos alunos. Descrevemos aqui estas atividades juntamente com argumentos e conclui-se o texto com os resultados obtidos. A presente pesquisa foi realizada no Colégio Estadual Protásio Alves, situado na cidade de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul. Participaram alunos de quatro turmas do 1° ano do Ensino Médio, totalizando 106 alunos. Todas as turmas do turno da manhã com faixa etária de 14 a 16 anos. 

 

Biografía del autor/a

Regina Beatriz Leal Morgavi, "Universidade Federal do Rio Grande do Sul". UFRGS

Graduada em Química pela Universidade Luterana do Brasil. Mestranda na Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS PPG - Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Associação IES. Dedicando-se principalmente na área da educação. Atualmente trabalha na Rede Publica como professora de Química e Física - Ensino Médio e Técnico. Tendo atuado também em Laboratórios de Análises de alimentos (Micotoxinas) e Análises de combustíveis.

Vicente Robaina

PPG Educação em Ciências: Química da Vida e da Saúde e da Faculdade de Educação UFRGS – Porto Alegre/RS

Publicado

2019-08-23

Número

Sección

Produtos Educacionais