SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA PARA O ESTUDO DO EMPUXO NO ENSINO MÉDIO

Authors

  • Fábio Andrade de Moura Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
  • Rubens Silva Universidade Federal do Pará

Abstract

O presente artigo tem como objetivo apresentar o produto educacional elaborado através de uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI) com o tema Empuxo durante o Mestrado Profissional em Ensino Física. A construção do produto educacional é baseada na perspectiva do Ensino por Investigação; nos PCNs e na construção do conhecimento através do cognitivismo e o desenvolvimento intelectual que justificam a importância ao realizar atividades em grupo. Ao construir este produto educacional analisamos a literatura atual que define o Ensino por Investigação como ferramenta capaz de melhorar o processo de ensino e aprendizagem. Com base na literatura, organizamos o produto educacional em sete etapas: leitura de textos; questões abertas; demonstração investigativa; recursos tecnológicos; problema aberto; laboratório aberto e sistematização do conhecimento. Cada etapa da SEI possui os seguintes tópicos: Situação-problema; Conteúdo físico; Objetivo; Procedimentos metodológicos; Recursos instrucionais e Avaliação. Com base em toda fundamentação teórica discutida no artigo e analisando alguns casos de produtos educacionais, que estão alinhados com esta pesquisa, ponderamos sobre a importância do planejamento e aplicação dos produtos educacionais nas escolas e concluímos que os mesmos têm sua importância no contexto educacional, pois, promovem condições de ser aplicado em várias escolas.

Author Biographies

Fábio Andrade de Moura, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Mestre em Ensino de Física pela Universidade Federal do Pará - UFPA em parceria com a Sociedade Brasileira de Física - SBF. Possui Pós-Graduação Lato Sensu em METODOLOGIA DO ENSINO DE FÍSICA pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá - FIJ (2009) e graduação em LICENCIATURA PLENA EM FÍSICA pela Universidade Federal do Piauí (2008). Atualmente é Professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA Campus Bragança. Já atuou nas IES: UFPI, UESPI, UEMA E IFMA. Professor da Educação Básica desde 2008 e Professor da Educação Superior desde 2009. Principais atuações na Educação Superior: Ex-Coordenador do Curso de Licenciatura em Física - IFPA Campus Bragança, Coordenador de vários projetos de Extensão e Pesquisa. Professor de disciplinas Física I, Física II, Física III, Estágio Supervisionado, Metodologia/Instrumentação para o Ensino de Física. Realiza pesquisas na área de Ensino de Física com ênfase nas metodologias de Aprendizagem Significativa e Ensino por Investigação

Rubens Silva, Universidade Federal do Pará

Possuo graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Federal do Pará (1987), Mestrado em Física da Matéria Condensada pela Universidade Federal do Pará (2005) e Doutorado em Física da matéria Condensada pela Universidade Federal da Paraíba (2010). Sou Professor Associado I da Universidade Federal do Pará e pertence ao quadro desta instituição desde 1998. Tenho experiência na área de Física Experimental e no Ensino de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada, Óptica Não Linear, atuando principalmente nos seguintes temas: Lente Térmica, Espetroscopia, Difusividade Térmica e na área de Ensino de Física trabalha com Prática de Ensino, Metodologia e Projetos para o Ensino de Física e Estágios Supervisionados e pesquisas em Ensino de Física. Fui professor da rede pública e privada no ensino médio durante 25 anos. Pertenço ao quadro de professores e orientadores do Mestrado Profissional em Ensino de Física no polo da UFPA com coordenação geral da Sociedade Brasileira de Física (SBF) desde de 2014, atuando nas áreas de Tecnologia para o Ensino de Física, Física Experimental para o Ensino Fundamental e Médio. Exerci o cargo de diretor da Faculdade de Física da UFPA no período de 2014 a 2016 e de 2016 a 2018 por aclamação. Atualmente sou tutor do Programa de Educação Tutorial de Física ( PET-FÍSICA) da UFPA desde 2016 e Coordenador Geral do Estágios Supervisionados do curso de Física Licenciatura e Bacharelado da UFPA, com início das atividades em janeiro de 2018.

Published

2019-08-23

Issue

Section

Produtos Educacionais