FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS EM MATEMÁTICA: UM MATERIAL PARADIDÁTICO PARA O ENSINO DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO NO CAMPO CONCEITUAL MULTIPLICATIVO

Autores

  • Renan Oliveira Altoé Centro Educacional São Camilo - ES
  • Rony Cláudio de Oliveira Freitas Instituto Federal do Espírito Santo

Resumo

Este trabalho apresenta o Produto Educacional, intitulado “Formulação de Problemas: multiplicação e divisão”, resultante de uma pesquisa de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática, composto pelas propostas desenvolvidas no decorrer da pesquisa e com o objetivo de contribuir para os estudos de multiplicação e divisão no Campo Conceitual Multiplicativo de Vergnaud. Para tanto, realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo experimental, desenhada na metodologia da Engenharia Didática, contando com a participação de 28 estudantes de um 5º ano de uma Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio, no município de Vargem Alta-ES, e, também, da professora regente da turma. Constatamos que as propostas, contidas no material paradidático, têm potencial educativo, uma vez que contribuíram para o processo de formulação de problemas, os quais apresentaram potencialidades para o ensino de multiplicação e divisão e abarcaram contextos, vivências, motivações, interesses e desejos, próprios dos estudantes, levando-os ao envolvimento nas aulas de matemática e na resolução de problemas.

 

 

Biografia do Autor

Renan Oliveira Altoé, Centro Educacional São Camilo - ES

Mestre em Educação em Ciências e Matemática. Licenciado em Matemática.

Rony Cláudio de Oliveira Freitas, Instituto Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação. Licenciado em Matemática.

Downloads

Publicado

2019-08-23

Edição

Seção

Produtos Educacionais