INTERVENÇÕES DIDÁTICAS PAUTADAS PELA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO CIENTÍFICO: ESTUDO ENVOLVENDO PESQUISAS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

Autores/as

  • Cleci Teresinha Werner da Rosa Universidade de Passo Fundo
  • Alvaro Becker da Rosa Universidade de Passo Fundo
  • Vinicius Fernandes de Uzeda

Resumen

No presente trabalho apresentamos uma pesquisa realizada com artigos publicados em periódicos nacionais no campo da Educação em Ciências e vinculados ao tema Alfabetização Científica. O objetivo deste estudo foi identificar na literatura nacional estudos associados a intervenções didáticas voltadas a promover a alfabetização e letramento científico, identificando suas características. Para a análise desses artigos foi adotado uma pesquisa do tipo estado do conhecimento e analisado um conjunto de periódicos estratificados com Qualis A1, A2 e B1 pela Capes para a Área de Ensino. No universo investigado foram identificados dez artigos que atenderam aos critérios estabelecidos e constituíram o corpus de investigação. Como resultado o estudo apontou para a utilização de diferentes autores e referenciais para ancorar os estudos voltados ao tema; que os anos iniciais tem sido o foco do maior número de pesquisas envolvendo intervenções didáticas; e, que a maioria desses estudos apresentam como preocupação principal trazer a ciência para o mundo vivencial dos alunos, respondendo a demandas emergentes do contexto social no qual o eles estão inseridos.

Biografía del autor/a

Cleci Teresinha Werner da Rosa, Universidade de Passo Fundo

Doutora em Educação Científica e Tecnológica

Docente do Curso de Física-L, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação

 

 

Alvaro Becker da Rosa, Universidade de Passo Fundo

Mestre em Ciências

Docente do Curso de Física e Engenharias

Vinicius Fernandes de Uzeda

Graduado em Física pela Universidade de Passo Fundo

Publicado

2019-08-23

Número

Sección

Revisão Teórica