INTERVENÇÕES DIDÁTICAS PAUTADAS PELA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO CIENTÍFICO: ESTUDO ENVOLVENDO PESQUISAS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
Resumo
No presente trabalho apresentamos uma pesquisa realizada com artigos publicados em periódicos nacionais no campo da Educação em Ciências e vinculados ao tema Alfabetização Científica. O objetivo deste estudo foi identificar na literatura nacional estudos associados a intervenções didáticas voltadas a promover a alfabetização e letramento científico, identificando suas características. Para a análise desses artigos foi adotado uma pesquisa do tipo estado do conhecimento e analisado um conjunto de periódicos estratificados com Qualis A1, A2 e B1 pela Capes para a Área de Ensino. No universo investigado foram identificados dez artigos que atenderam aos critérios estabelecidos e constituíram o corpus de investigação. Como resultado o estudo apontou para a utilização de diferentes autores e referenciais para ancorar os estudos voltados ao tema; que os anos iniciais tem sido o foco do maior número de pesquisas envolvendo intervenções didáticas; e, que a maioria desses estudos apresentam como preocupação principal trazer a ciência para o mundo vivencial dos alunos, respondendo a demandas emergentes do contexto social no qual o eles estão inseridos.