COMPREENSÃO LEITORA DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NO EIXO “GRANDEZAS” E “MEDIDAS”: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE RESPOSTAS DE ALUNOS E O RESULTADO DA PROVA BRASIL

Autores

  • Francine Baranoski Pereira Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Ana Lúcia Pereira Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Angela Inês Klein UTFPR/Ponta Grossa
  • Angela Maria Santana UTFPR/Ponta Grossa
  • Samanta Mizunuma UTFPR/Ponta Grossa
  • Sanny Carla Duarte UTFPR

Resumo

O objetivo desta pesquisa é apresentar resultados de estudo comparativo realizado a partir das respostas de 45 alunos do 5° ano do Ensino Fundamental I, entre 9 e 10 anos, da cidade de Ponta Grossa, Paraná, em uma avaliação realizada em sala de aula, com os resultados do 5° ano da Prova Brasil de 2015, também da cidade de Ponta Grossa, no que diz respeito à compreensão leitora de problemas matemáticos no Eixo “Grandezas” e “Medidas”. Este texto apresenta as reflexões do Grupo de Pesquisa “Linguagem, Ensino e Cognição”, vinculado ao Programa de Pós-Graduação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus Ponta Grossa acerca desta comparação. Os dados tanto da avaliação quando da Prova Brasil evidenciam falha na compreensão em leitura, ocasionando resultados bastante insatisfatórios para o nível de ensino. 

Biografia do Autor

Francine Baranoski Pereira, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutoranda em Educação UEPG (2018). Mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus de Ponta Grossa - PR (2015). Graduada em Licenciatura em Letras Português Espanhol pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2007). Especialista em Língua Portuguesa e Literatura (2008) pelo ESAP - Colégio Marista Ponta Grossa. Atualmente é professora de Língua Espanhola e Línguística Aplicada - UNICENTRO. Faz parte do Grupo de Pesquisa Linguagem, Ensino e Cognição, vinculado ao Programa de Mestrado de Ensino de Ciência e Tecnologia, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus de Ponta Grossa - PR. Faz parte do Grupo de Pesquisa: GEPPE - UEPG.

Ana Lúcia Pereira, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora (2011) e Mestre (2005) em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduada em Ciências e Matemática na Universidade do Norte Pioneiro (UENP, 1994). Professora do Departamento de Matemática e Estatística da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG, Brasil) desde 2012. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, em que serviu como vice-coordenador (2014-2015) e do Programa em Ensino de Ciências e Educação Matemática (2017) na Universidade Estadual de Ponta Grossa. É membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis - INEP/MEC. Foi pesquisadora visitante na University of Strathclyde, no Reino Unido (2016-2018) pelo Programas Estratégicos - DRI, com apoio da Capes. Também atuou como coordenadora Institucional do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID / Capes / UEPG, 2012-2013) e como Coordenadora de Gestão e Processos Educacionais no PIBID (Capes / UEPG, 2014-2016). Foi Chefe do Núcleo Regional de Educação de Jacareziho no Estado do Paraná (2009-2010). Presidente do Sindicato dos Professores (APP) da região Jacarezinho (2002-2009). Autor de vários artigos em revistas e atua como referee nas áreas de Políticas Educacionais, Formação de Professores; Práticas e Desenvolvimento Curricular; Ensino e Aprendizagem; Psicanálise; Midias Socias; Ciência, Tecnologia e Sociedade e Educação Matemática. Editor associado da Frontiers in Psicologia da Educação desde 2015. Bolsista de Produtividade da Fundação Araucária-Paraná.

Angela Inês Klein, UTFPR/Ponta Grossa

Possui graduação em Letras pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2000), mestrado (2009) e doutorado (2013) em Lingüística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, tendo realizado estágio de doutoramento no Programme for Experimental and Clinical Ling pela Universidade de Potsdam, Alemanha (2012). Atualmente é pesquisador e professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, coordenando também o Laboratório de Processamento Visual. Tem experiência na área de Letras e Ensino, com ênfase em Língua Alemã, e suas pesquisas contemplam os seguintes temas: aprendizagem, leitura, linguagem e cognição. Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia.

 

Angela Maria Santana, UTFPR/Ponta Grossa

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1997) e Especialização em Psicologia da Educação (2000). Atua na área da educação desde o ano de 1996. Nos anos de 2011 a 2013, atuou também nas séries finais do Ensino Fundamental e Médio da Rede Estadual do Paraná. Atualmente é professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino na cidade de Ponta Grossa/Paraná e Mestranda do Curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia, da Universidade Tecnológica do Paraná, campus Ponta Grossa, desenvolvendo pesquisa na sublinha de Linguagem e Cognição no Ensino de Ciências e Tecnologia.

Samanta Mizunuma, UTFPR/Ponta Grossa

Possui graduação em pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2011). Atualmente é professora ensino fundamental da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa. , atuando principalmente nos seguintes temas: educação sexual;, ensino de ciências;, literatura infantil juvenil., grade curricular e brinquedistas.

 

Sanny Carla Duarte, UTFPR

Possui graduação em Letras pela Faculdade de Ciências Humanas de Pará de Minas - FAPAM (1995); especializações em Língua Portuguesa pela Faculdade da Região dos Lagos - Ferlagos (2001), Educação a Distância: Gestão e Tutoria pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2013) , Educação Especial e Inclusão pela Faculdade de Pinhais-FAPI(2014). Atualmente realiza o mestrado em Linguagem e Cognição na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Ponta Grossa - e é professora do Governo do Estado do Paraná.

Downloads

Publicado

2019-08-23

Edição

Seção

Revisão Teórica