SINALÉTICA PARA DEFICIENTES AUDITIVOS NO FUTSAL

Autori

  • Epaminondas Rodrigues Cruz Junior Universidade Estadual de Goiás - Facmais (FACULDADE DE INHUMAS)
  • Clodoaldo valverde Valverde UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS

Abstract

Esse trabalho trata do desenvolvimento de um protótipo nomeado JVISUAL, para aplicação no futsal de surdos. Além disso, foi feita uma revisão bibliográfica da história do Futsal de Surdos, analisando as sinaléticas usadas pelos árbitros, propondo algumas incrementações na tentativa de melhorar a comunicação dentro do futsal. A metodologia aplicada ocorreu através do desenvolvimento do trabalho de campo, no qual utilizou-se o equipamento JVISUAL na Associação de Surdos de Goiânia, no Campeonato Goiano de Futsal de Surdos – 2019, na cidade de Anápolis-GO, no Campeonato Brasileiro de Futsal de Surdos – 2019, na cidade de Cascavel-PR e na Surdolimpíadas do Brasil – 2019, na cidade de Pará de Minas-MG. Participaram do estudo, 50 pessoas dentre atletas, árbitros e professores. Os resultados apontam a importância do árbitro saber Libras e ainda destaca que o JVISUAL é um equipamento que trabalha a melhora na visibilidade e traz uma nova perspectiva da comunidade surda, em saber que está sendo incluída em novas tecnologias do mundo globalizado.

 

Biografie autore

Epaminondas Rodrigues Cruz Junior, Universidade Estadual de Goiás - Facmais (FACULDADE DE INHUMAS)

Resumo

Nesse artigo será abordado a comunicação dentro das aulas de Educação Física, nos treinos e nos campeonatos de Futsal de Surdos Goiano. A metodologia aplicada foi trabalho de campo utilizando o equipamento JVISUAL, o qual trouxe uma nova perspectiva com luzes que disparam dentro do ambiente de jogo quando o árbitro deseja fazer interrupção. O produto foi aplicado na Associação de Surdos de Goiânia, no Campeonato Goiano de Futsal de Surdos - 2019, na cidade de Anápolis- GO, no Campeonato Brasileiro de Futsal de Surdos – 2019, na cidade de Cascavel-PR e na Surdolimpíadas do Brasil – 2019, na cidade de Pará de Minas-MG, além disso foi feito uma revisão bibliográfica da história do Futsal de Surdos, analisando as sinaléticas usadas pelos árbitros, propondo algumas incrementações na tentativa de melhorar a comunicação dentro do futsal.

Clodoaldo valverde Valverde, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS

Eu, Clodoaldo Valverde, estou enviando  o manuscrito SINALÉTICA PARA DEFICIENTES AUDITIVOS NO FUTSAL, para   ser   considerado   para   publicação na   REPPE. Este   manuscrito   representa   um   material   original, que   não foi previamente publicado e não  está sob avaliação para publicação em outra revista no momento. Todos os autores leram e aprovaram o conteúdo do manuscrito.

Todos os autores contribuíram de  maneira  fundamental para  a realização desse  estudo.

Não há conflitos de interesse para os autores.

Pubblicato

2019-12-19

Fascicolo

Sezione

Produtos Educacionais