EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA: REFLEXÕES SOBRE UM CENÁRIO PARA INVESTIGAÇÃO
Resumo
Este texto apresenta resultados parciais do minicurso “Cenários para Investigação e Geometria Não Euclidiana: Possibilidades para o Ensino Fundamental”, ministrado no XIII Encontro Gaúcho de Educação Matemática (XIII EGEM) e VI Escola de Inverno de Educação Matemática (VI EIEMat), no segundo semestre de 2018. O minicurso abordou aspectos da Educação Matemática Crítica, na perspectiva de Ole Skovsmose, problematizando a função sociopolítica da Matemática na contemporaneidade. Desse modo, produzimos Cenários para Investigação a fim de que os participantes pudessem conhecer a abordagem teórica e refletir sobre a possibilidade de incluir, no trabalho didático, discussões sobre as relações de poder no ensino de Matemática e na formação dos estudantes. Utilizamos abordagem qualitativa para analisar a opinião dos participantes sobre abordagens pedagógicas adotando Educação Matemática Crítica e Cenários para Investigação e, para tanto, solicitamos que respondessem um questionário estruturado. Essa análise mostra que os participantes ressaltam a relevância de apresentar aplicações da Matemática na prática docente, porém as discussões sobre a função sociopolítica da matemática não foram abordadas nas respostas do questionário.