FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM UMA PERSPECTIVA CRÍTICO-REFLEXIVA: DELINEAMENTOS SOBRE A PRODUÇÃO DE UM MÓDULO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE QUÍMICA

Autores

  • Nara Alinne Nobre-Silva Instituto Federal Goiano Campus Iporá
  • Claudio Roberto Machado Benite Universidade Federal de Goiás

Resumo

A reflexão sobre a prática docente, associada ao trabalho colaborativo, enquanto elemento desencadeador do processo formativo constitui o objeto de investigação deste estudo. Logo, o presente artigo tem como objetivo discutir a importância dos espaços e tempos escolares para reflexões críticas do trabalho docente como viés para a produção de módulos didáticos que atendam o próprio contexto. A investigação seguiu quatro fases da Pesquisa Participante, contando com o envolvimento de cinco professores (Biologia, Química, Sociologia e Pedagogia) de uma escola pública. Assim, discorre-se acerca dos cursos de formação docente e de um trabalho colaborativo que culminou na elaboração de um módulo didático que abarcou temas locais e incentivou uma prática contextual e interdisciplinar. Os resultados apontam a relevância do trabalho conjunto, com troca de experiências e reflexões que subsidiem o processo formativo e, o entendimento de que o ensino se desenvolve num contexto sócio-político, que não é neutro, mas imbuído de subjetividades. 

Biografia do Autor

Nara Alinne Nobre-Silva, Instituto Federal Goiano Campus Iporá

Professora de Química

Claudio Roberto Machado Benite, Universidade Federal de Goiás

Professor do Departamento de Ensino de Química

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Publicado

2020-08-28

Edição

Seção

Revisão Teórica