PROPOSTA DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA PARA A DISCUSSÃO DE ASPECTOS SOCIOCIENTÍFICOS A PARTIR DO ENEM: POSSIBILIDADES PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ NAS AULAS DE QUÍMICA

Autores

  • João Paulo Stadler Instituto Federal do Paraná Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Fabiana Roberta Gonçalves e Silva Hussein Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Carlos Alberto Marques Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta de intervenção didática para a formação cidadã. A pesquisa e o desenvolvimento desse produto educacional foram realizados durante o mestrado profissional em ensino de Ciências. Neste estudo, percebeu-se que há questões do Enem com potencial para promover a abordagem de Aspectos Sociocientíficos (ASC). Esta prática prevê que o aluno saiba exprimir os conhecimentos científicos estudados de forma articulada com situações cotidianas, e esteja apto a tomar decisões pautadas em elementos éticos e sociais. Este trabalho foi, portanto, elaborado com a perspectiva de estimular os professores a incluir discussão de ASC em suas atividades em sala de aula, indo muito além dos muros do ambiente escolar.

Biografia do Autor

João Paulo Stadler, Instituto Federal do Paraná Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Colegiado de Química (IFPR)

Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (UTFPR)

Fabiana Roberta Gonçalves e Silva Hussein, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (UTFPR)

Carlos Alberto Marques, Universidade Federal de Santa Catarina

Departamento de Metodologia de Ensino

Centro de Educação

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Publicado

2021-07-30

Edição

Seção

Produtos Educacionais