PROPOSTA DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA PARA A DISCUSSÃO DE ASPECTOS SOCIOCIENTÍFICOS A PARTIR DO ENEM: POSSIBILIDADES PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ NAS AULAS DE QUÍMICA

Autores/as

  • João Paulo Stadler Instituto Federal do Paraná Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Fabiana Roberta Gonçalves e Silva Hussein Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Carlos Alberto Marques Universidade Federal de Santa Catarina

Resumen

Este artigo apresenta uma proposta de intervenção didática para a formação cidadã. A pesquisa e o desenvolvimento desse produto educacional foram realizados durante o mestrado profissional em ensino de Ciências. Neste estudo, percebeu-se que há questões do Enem com potencial para promover a abordagem de Aspectos Sociocientíficos (ASC). Esta prática prevê que o aluno saiba exprimir os conhecimentos científicos estudados de forma articulada com situações cotidianas, e esteja apto a tomar decisões pautadas em elementos éticos e sociais. Este trabalho foi, portanto, elaborado com a perspectiva de estimular os professores a incluir discussão de ASC em suas atividades em sala de aula, indo muito além dos muros do ambiente escolar.

Biografía del autor/a

João Paulo Stadler, Instituto Federal do Paraná Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Colegiado de Química (IFPR)

Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (UTFPR)

Fabiana Roberta Gonçalves e Silva Hussein, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (UTFPR)

Carlos Alberto Marques, Universidade Federal de Santa Catarina

Departamento de Metodologia de Ensino

Centro de Educação

Publicado

2021-07-30

Número

Sección

Produtos Educacionais